SPFW - A Moda em Trânsito
evento em transição

A Semana de Moda de São Paulo se apresentou com um evento híbrido,onde as estações se misturaram e se confundiram...Umas marcas apresentaram o inverno,outras o verão e ainda outras,as duas estações ao mesmo tempo.

As grandes marcas,mais comerciais,não se apresentaram esta edição,que contou com mais de 30 estilistas,muitos iniciantes e que transformaram o evento num grande laboratório de criação.Quem trabalha com multi-marcas,preferiu desfilar o inverno 2017,quem tem predominância de lojas próprias ,desfilou o verão vigente e quem está iniciando a aventura na carreira da moda teve ações fortemente promocionais. 

Lembram-se daquele estilista que rasgou suas roupas na passarela do SPFW e sumiu?A idéia de muitos  é aparecer no evento e depois conseguir uma vaga de consultor de moda,ou stylist em outras marcas....O que justifica uma criação totalmente livre e descompromissada.

Um estilista imprimiu nos seus moletons: "We're Not Here to Sell Clothes",mostrando a sua total despreocupação com as roupas comerciais.Houve apresentações em galerias ,quando as roupas se confundiam com obras de arte,houve apresentações em teatro,onde o recado dramático foi muito mais importante que as roupas.Houve também estilista focado em roupas de alta festa,que transitou para uma coleção de jeans rasgados e camisetas,certamente tentando encontrar novas aberturas para o seu mercado e houve experimentações na moda masculina,com modernas abordagens trans.....e evolucionistas.

Estações trans,público trans,desfiles trans,moda trans e até uma movimentação SP Trans,porquê os desfiles ocorreram em pontos diferentes e distantes em toda a cidade.As palavras Transição e Transgressão,adquiraram significados semelhantes para justicar o caráter eminentemente promocional do evento...

Para confirmar a sua vocação transitória e fomentadora de "new faces", o evento firmou parceria com um dos seus patrocinadores  no Projeto Estufa,que visa  apoiar estilistas e parceiros com produções de edição limitada,para desenvolvimento de novas coleções,workshops de comercialização,através de encontros e seminários.

O SPFW atinge a marca da sua 42 edição.

Diaulas Novaes, o editor

 

 

 



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