Ti-Ti-Ti e a Moda Brasileira-texto de 2011
novela discute o assunto

Passarelas ou Periferia?

Retomando a disputa de dois costureiros rivais,famosos nos anos 70 e 80,a novela Ti-T-Ti discutiu a Moda Brasileira transferindo a trama para a arena da moda de hoje ,o chamado "Circuíto Fashion Week",onde os costureiros viram estilistas empenhados na mesma disputa,agora com o direito de galgar as passarelas,as celebridades e o "mundo fashion".

 

O texto de Maria Adelaide Amaral é inteligente e perspicaz,revelando que ela é conhecedora dos meandros do mundo da moda.Numa das falas da sua personagem vivida no último capítulo,Marília Pêra,com pose de “ícone fashion” sussura divertida no ouvido de um jornalista estrangeiro que detestara  o desfile final: “a Moda Brasileira não está nas passarelas do Circuíto Fashion e sim na periferia..............”

 

A Revista Moda Brasil fez pano de fundo para o enredo da novela.Ela existiu realmente nos anos 80, editada na esteira do Grupo Moda Rio,que pretendia criar o estilo brasileiro de se vestir, e  falava principalmente dos talentos de jovens estilistas cariocas,que foram os ícones da moda brasileira nos anos 80.Os estilistas práticamente desapareceram e a Revista Moda Brasil  acabou.......As novas bíblias da moda  chegaram ao mercado brasileiro ,prontinhas do primeiro mundo e estão aqui bem posicionadas até hoje,trazendo as receitas de moda das matrizes européias.....

 

Como pensar a Moda do Brasil? A novela Ti-Ti-Ti sussurou  a receita.Ela não está nos desfiles do “Circuito Fashion”,comprometidos com estilistas e jornalistas que são assíduos das coleções do primeiro mundo e que defendem um “style”  com a visão de Paris e Milão.Talvez a personagem de Marília Pêra esteja certa quando sugere um passeio pela periferia brasileira....

 

O Brasil copia? Copia sim,de todos e de todo o mundo.êste é o estilo  da Moda Brasileira.Uma miscelânea de desejos de todas as partes do mundo  adaptadas a diferentes “climas brasileiros”,com  pitadas de humor e sensualidade dos trópicos.

 

Perguntei hoje à jovem caixa do sacolão o que ela achava que era a Moda Brasileira.Depois de muito pensar,ela disse:

“Acho que tem um certo jeito esportivo..........”

Nas cidades,jeans,roupa esportiva e moda academia.Nas praias,surfwear e quanto menos roupa...Nas festas, o social ,brilho e salto alto.

E claro........as havaianas.

È a cara do Brasil.

Diaulas Novaes

diaulas@omapadamoda.com.br

 

 

 

 



Fotos


Looks propostos

pela novela Ti-Ti-Ti

no concurso

"Circúito Fashion"

A autora discute a Moda

através da disputa

de estilistas

para conquistar

o direito às passarelas..



Compartilhar




Criações exclusivas para noivas e festas www.diaullasdena.com.br



Consultoria para o Noivo,by Deborah Cattani


Madame Olly -atelier de chapéus


Foto Estudio: books-noivas- portraits 38625051


Fascinators e casquetes by Madame Olly:38625051


Flores para grinaldas e vestidos:38625051