François Girbaud - no Denim Fashion

Entrevista exclusiva com o estilista
Conversamos informalmente com o estilista François Girbaud,conhecido mundialmente desde os anos 70 e que foi o lançador da grife Marithée et François Girbaud em Paris e convidado para palestras no Denim Meeting em São Paulo.
Chapéu de feltro,palitó e alpargatas no pé,o contraste do look era irresistível.Parecia que ele tinha desembarcado no Brasil e imediatamente adotado o look informal brasileiro......Contou que ele fechou todas as suas lojas em Paris,não aguentando a concorrência da venda pela internet que está desmoronando o império das grifes na Europa e em todo o mundo.....Ele comenta" as grifes européias estão sómente vendendo bolsas e acessórios pela Internet  e as lojas perderam a importância......"
Ele pergunta: "e onde está,aquele famoso estilista brasileiro de jeans dos anos 80,que copiava todos os meus modelos em Paris"????,tentando dizer que nós brasileiros sempre copiamos a moda da Europa.....
Ele comenta também que vive em Los Ângeles,não mais em Paris,que hoje vive de assessoria de estilo para clientes ao redor do mundo......Que os custos de fabricação da confecção na China hoje são os menores do mundo e que inviabilizam a indústria na Europa..
Perguntando o porquê do seu interesse pelo Brasil ele responde: "pela defesa da sustentabilidade do planeta"..... e vendo passar uma visitante do evento vestida de jeans "stone washed" ele reclama......"Isto é que está acabando com o nosso clima e o nosso planeta",querendo dizer que essas lavagens são violentas e poluem os rios.
Terminado a entrevista e falando da vida......" a vida não é um caminho plano e previsível...È feita de altos e baixos e temos que seguir em frente.....

Entrevista concedida com exclusividade para este editor,Diaulas Novaes

Compartilhar


Fotos