A Moda Brasileira existe?

Reflexões durante a crise do corona......
Há alguns anos atraz a Abit distribuiu em um evento na sua sede em São Paulo,umas camisetas defendendo a "Moda Brasileira"......
Essa tal "Moda Brasileira" vem sendo falada e incensada desde o tempo do Grupo Moda Rio nos anos 80,que buscava a essência do estilo brasileiro nas marcas que desfilavam no Rio naquela época.....São Paulo já falou da "Moda Brasileira",Minas também e o Ceará vive buscando a tal moda nos desfiles do Dragão Fashion...
A Abit ,neste momento da crise do corona afirma que nós precisamos ser independentes na cadeia textil para ter uma autonomia da produção,na criação e na distribuição de roupas confeccionadas no Brasil.
Aqui e na Europa,só se fala em sustentabilidade e autonomia......Todos estão provando o lado amargo da dependência dos corantes,dos tecidos,e da roupa barata vinda da China,que invadiu as principais feiras de atacado e as lojas no Brasil.
Nossas vitrines ficaram baratas e fatalmente iguais........A tal moda brasileira tão desejada e incensada desde os anos 80,sumiu aqui no Brasil........
Conversando com Giugliana Bortolato,representando o movimento "Emergent Talents" em Milão ela garante que o estilo Brazil existe e é muito bem reconhecido na Europa,principalmente na moda praia e nos acessórios e é esse estilo que o Emergent Talents está tentando trazer para as passarelas em Milão.
Ela garante que o momento pede a autonomia da criação ,da fabricação e da comercialização em todos os mercados e que o Brasil tem uma ótima chance neste momento tão confuso.
A Abit neste momento,dialoga com os empresários do setor em suas lives,lutando por nossa independência...Teremos preço para enfrentar os mercados? Até quanto os impostos nos produtos texteis brasileiros podem impedir a concretização desse antigo sonho?
São as dúvidas deste editor......
Diaulas Novaes

Compartilhar


Fotos