Fenit 45 anos - Vídeo no You Tube

video contando a história da Fenit
Assistimos ontem um vídeo no you tube,contando uma história sobre a Fenit e mostrando a atuação empreendedora de Caio de Alcântara Machado que concebeu a feira,nos anos  60.
O início da feira no Parque Ibirapuera,com a participação dos ícones da alta-costura no Brasil e os artistas da jovem guarda brasileira foram bem mostrados.A construção e a passagem da feira para o Parque Anhembi,do outro lado do rio,também foram bem mostradas,com a inclusão das tecelagens e confecções brasileiras e a ação do publicitário Livio Rangan,apoiado pela Rhodia,interessada no desenvolvimento das empresas texteis no Brasil.
Entrevistas com jornalistas,alguns empresários e estilistas,o vídeo enveredou por uma discussão sobre uma "moda brasileira" que nunca realmente se consolidou no Brasil,e que ficou perdida no gigantismo da Fenit nos anos 70 e 80,quando as tecelagens e confecções brasileiras se reuniam em grupos separados pelas diferentes regiões brasileiras,disputando os compradores multi-marcas que vinham para São Paulo em duas épocas do ano.
Este editor fotografou as últimas edições da feira,já invadida pelas empresas que vieram do oriente e que em grupo ofereciam produtos de baixo nível,mas competitivos no mercado brasileiro e que praticamente inviabilizaram a presença de empresas texteis brasileiras no mercado.
O vídeo vale pela nostalgia do início da Fenit,mas peca por não mostrar a realidade da transformação do mercado brasileiro...Lembramos com saudade dos corredores da feira,repletos de compradores,vendedores,jornalistas,produtores de moda e artistas,que vinham conhecer a moda que era fabricada e consumida no Brasil...
Diaulas Novaes, o editor

Nota do editor: as fotos publicadas nesta reportagem foram feitas na última Fenit em 2006 e são de autoria do editor e mostram como era a feira nas últimas edições.

Pra ver o vídeo ,procure no you tube: Fenit-45 anos

Compartilhar