Jornalismo de Moda - uma reflexão
as mudanças no jornalismo atual
Vendo no You Tube um vídeo dos anos 90 com uma entrevista com Ocimar Versolato no programa Roda Viva da TV Cultura ,tive que refletir...O jornalismo de moda mudou muito com o advento da Internet e o fim de muitas revistas de moda e jornais que tinham importantes colunistas de moda.
Sobraram poucas revistas de moda no mercado e aqueles jornalistas da entrevista com Ocimar praticamente desapareceram,porquê os veículos sumiram...Sobraram poucos jornalistas com sites na internet que ainda se dedicam á amada profissão e as "influencers"que hoje são o "must"...
Quando me formei na FAAP anos idos dos anos 70 uma colega de classe me sugeriu que escolhesse jornalismo,pela minha experiência com moda,pois naquela época já comandava uma boutique na rua Pamplona em São Paulo,onde fiquei por mais de 15 anos.
Na extinta revista Manchete,ainda como estagiário novato ,o editor sabendo da minha prática em moda me mandou para Franca para entrevistar Wilson Samello,diretor de uma das maiores marcas de sapatos daquela época.A matéria foi muito elogiada e os colegas da redação permitiam que eu desse palpites a respeito das suas roupas e do seu look...Nesta época entrevistei Dener no seu atelier.
Na Editora Abril,no Noticiário da Moda me mandavam cobrir as feiras de São Paulo,Fenit e outras e no Rio de Janeiro,porquê conheciam o meu feeling no assunto.No Jornal da Tarde eu sugeria matérias sobre as vitrines das ruas de moda da época,a João Cachoeira ,com as novas marcas de jeans,Gledson,Ellus e outras..Na revista Vogue Luís Carta me colocou como editor do Vogue Homem.Na revista Interview editei lindas matérias de moda.
Quando no início dos anos 80,por sugestão de um colega do Noticiário da Moda,montei uma agência de propaganda que teve um imenso sucesso,quando lançamos marcas importantes como Czarina,Triton,Iódice,entre outras,o jornalista continuou ativo,pesquisando moda nas vitrines da Europa,e Nova York com meus clientes,numa época que não existia Internet e a pesquiza de moda tinha que ser ao vivo e a cores.Recebi muitos créditos editoriais de jornalistas importantes,como Deise Sabbag e Iesa Rodrigues,até hoje atuantes na imprensa de moda.
Nestes últimos 30 anos continuo como jornalista,editando O Mapa da Moda e continuo no balcão do meu atelier em perdizes,visitando feiras,olhando vitrines e tentando ver a moda real que está nas ruas,o que sempre acreditei....Quando indicado por D.Laís Pearson ,dei aulas no primeiro curso de moda da Faculdade Anhembi Morumbi, dizia para meus alunos:vocês querem aprender moda....vão para o balcão ou vão trabalhar nas confecções e vão ver a moda da rua.
Nota: as assessorias de imprensa especializadas em moda praticamente desapareceram..As que ficaram focam a divulgação nas mídias sociais e nas celebridades...
Vejam o vídeo no you tube: Entrevista com o estilista Ocimar Versolato no Programa Roda Viva
Diaulas Novaes é o editor deste site,há mais de 20 anos no ar,analisando a moda pelo olhar do comprador.
Outubro 2024
Setembro 2024
Agosto 2024
Julho 2024